Está de folga no final de semana? Aproveite para conhecer as belezas de Salvador, uma das cidades-sede da rede JS Peças!

Cultura

Berço tradicional da cultura popular brasileira, a Bahia é reconhecida por sua diversidade. Na música nomes como Caetano Veloso, Carlinhos Brown, Gal Costa, Gilberto Gil, Ivete Sangalo, João Gilberto e Maria Bethânia retratam o viver baiano e soteropolitano.  Na literatura são inúmeros os escritores com obras reconhecidas no Brasil e no exterior, como Castro Alves, João Ubaldo Ribeiro e Jorge Amado.

O Carnaval de Salvador, famoso em todo o mundo, surgiu como uma manifestação espontânea do povo da cidade e agora reúne pessoas de todos os lugares, seja nos camarotes ou na “pipoca”, a maior e mais popular ala que segue os trios elétricos.   De acordo com o site oficial do Carnaval de Salvador, “são mais de 2 milhões de foliões baianos e turistas e cerca de 224 entidades (28 afoxés, 61 afros, dez alternativos, 39 blocos de trio, sete percussão/sopro, quatro especiais, dois de índios, oito infantis, 21 de percussão, 36 de samba e oito de travestidos) cadastradas na Empresa Salvador Turismo (Saltur) que organiza a festa.”

Na gastronomia, os pratos locais possuem sabores picantes e contam com ingredientes como azeite de dendê, leite de coco e diferentes frutos do mar. Da conexão África-Brasil-Portugal se originou a culinária baiana simbolizada por receitas famosas como abará, acarajé, bobó de camarão, moqueca, vatapá e doces como cocada branca e preta.

Antes marginalizada e em 1892 banida, a Capoeira tornou-se ícone da cultura brasileira e tem em Salvador suas principais referências.  Depois de 1937, novamente permitida, a mistura única de dança e luta em formato de roda, ritmada por instrumentos como atabaque, agogô, berimbau e pandeiro ganhou o país e em seguida o mundo, através das aulas e técnicas já comumente ensinadas em inglês.

Cenário único do sincretismo religioso, as raízes históricas da cidade de Salvador permitiram que denominações cristãs, sejam elas católicas ou protestantes, de diferentes ordens, se misturassem às manifestações tipicamente africanas, como o candomblé e a umbanda. Por toda a cidade, são diversas as igrejas, templos, catedrais e terreiros que lotados de fiéis movimentam a fé e cultura de moradores e visitantes.

Parada obrigatória! Locais para se visitar.

Ôxente!  Seja em uma visita rápida ou em uma estada longa, não deixe de ir aos charmosos pontos turísticos de Salvador. Abaixo estão recomendações selecionadas pela redação de Rodando o Brasil para você conhecer ou revisitar em sua próxima ida à cidade:

Dique do Tororó
Elevador Lacerda
Farol da Barra / Forte de Santo Antônio da Barra
Fundação Casa de Jorge Amado
Igreja de São Francisco
Igreja do Senhor do Bonfim
Lagoa do Abaeté
Mercado Modelo
Morro do Cristo
Pelourinho
Solar do Unhão e MAM

Praias

Praia Stella Maris
Praia Ondina
Praia do Flamengo


Compartilhe:


comentários

Todos os campos são obrigatórios
veja também