Evite danos sérios ao motor: cuide da turbina do veículo

As turbinas, ou turbos, são responsáveis por aumentar a potência dos motores a diesel e a quebra desse sistema pode afetar todo o funcionamento do veículo e, em casos mais graves, fazer com que você perca o seu motor! Aí, essa substituição pesa no bolso, né? 

Veja mais: 13 dicas para cuidar do motor do caminhão

Além da manutenção preventiva, que auxilia no cuidado do sistema, saber como identificar problemas no turbo é essencial. Quanto mais cedo você detecta uma alteração, mais fácil será para solucioná-la. Descubra a seguir os principais motivos que levam a quebra da turbina e como prevenir.

Principais motivos de quebra do turbo:

 

#1 Falha de lubrificação

Em operação normal, o sistema rotativo do turbo alcança até 300.000 rpm, e os componentes internos são separados por uma película de óleo que preenche a folga radial. Qualquer oscilação ou fator que prejudique a correta lubrificação, provocará desgastes no eixo e mancais e, consequente travamento do eixo, fazendo com que se quebre.

Você já percebeu que o óleo é importante e não pode faltar, mas o excesso também traz prejuízos, o nível alto pode causar retenção de óleo dentro do conjunto central, o que resulta em acúmulo de calor e avaria no conjunto rotativo.  O ideal é que a lubrificação esteja como recomendada no manual.

E não é só isso, além de ficar de olho na quantidade certa, o óleo lubrificante precisa estar totalmente limpo e sem contaminação, uma vez que o turbo trabalha com tolerâncias finas para obter alta velocidade e pressão e assim oferecer eficiência aos motores.

Veja mais: 5 principais problemas mecânicos de veículos a diesel

#2 - Corpo estranho pela admissão de ar ou de gases 

O turbo também pode ser danificado pela presença de um corpo estranho, que pode ter se soltado pelo travamento do eixo, pela falta de lubrificação adequada, por um grande impacto, deficiência na filtragem ou até outros fatores.

#3- Restrições na entrada e saída de óleo 

Não é recomendado a utilização de silicones ou cola na entrada e saída de óleo das turbinas. Este procedimento de instalação é incorreto e faz com que haja restrição do fluxo de óleo do turbo, impedindo seu livre escoamento ao cárter do motor, ocasionando vazamentos de óleo pela turbina e insuficiência na lubrificação.

Ações para prevenir a quebra do turbo:

- Cuide da turbina do seu veículo a diesel para evitar falhas e quebras. 

- Use óleo conforme as recomendações da fabricante do veículo;

- Verifique o nível de óleo regularmente;

- Use filtros adequados e de boa qualidade;

- Não utilize colas ou material vedante na entrada e saída de óleo;

- Utilize juntas de boa qualidade.

- Garanta que nenhum material externo obstrua o fluxo de óleo.

E na hora de trocar…

Invista em peças originais! Na Rede JS Peças você encontra as melhores marcas com ótimas condições de pagamento. É só fazer seu orçamento on-line ou em uma das nossas 23 filiais espalhadas pelo Brasil. 

 


Compartilhe:


comentários

Todos os campos são obrigatórios
veja também