Maio amarelo: faça sua parte para evitar acidentes na estrada

O Movimento Maio Amarelo coloca na roda o alerta para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. E por que o mês de maio e a cor amarela foram os escolhidos? Tem relação com a data, em que a OMS - Organização Mundial de Saúde apresentou o alarmante relatório sobre as mortes no trânsito. E o amarelo foi definido como cor do movimento por ser simbolizar atenção nas sinalizações por todo o mundo, como nos semáforos, placas e faixas das vias, por exemplo.

Além de mostrar os números e seus impactos na vida de todo mundo, a intenção do Maio Amarelo é mobilizar a sociedade civil e o governo a engajar em ações e propagar o conhecimento, a fim de contribuir com uma mobilidade mais segura, no trânsito das cidades e também das estradas.

No trecho, o compromisso deve ser de cada um, frotistas, caminhoneiros e mecânicos. Pensando em fazer um alerta para todos que vivem do transporte rodoviário seja dirigindo, acompanhando ou prestando serviços, listamos 4 alertas para manter a segurança em dia ao volante.

Alerta 1: pratique a direção defensiva 

A direção defensiva é um conjunto de ações de prevenção que o motorista deve tomar em condições adversas, sendo o principal objetivo reduzir acidentes ou amenizar as suas consequências. 

Na estrada, dirigir para si e para os outros é extremamente importante para proteger a todos, assim com bom senso e atenção, o motorista deve ser alerta para cuidar de suas ações ao volante e também dirigir para os outros motoristas na estrada.

Veja mais: 10 dicas de direção defensiva para caminhoneiros

Alerta 2: conheça e respeite a sinalização de trânsito

Pode parecer óbvio, mas respeitar a sinalização e as leis de trânsito é uma atitude certeira para evitar muitos acidentes ao volante. Muitas vezes, a falta de atenção ou comodidade pode fazer com que o motorista deixe de cumprir certos procedimentos que são obrigatórios e previnem acidentes. 

Algumas leis de trânsito que preservam a segurança de quem transita pelas estradas do país. As placas de trânsito e semáforos servem para a proteção, assim como manter as duas mãos no volante, não dirigir descalço e não utilizar celulares ao volante são O motorista ou caminhoneiro precisa estar atualizado e atento às sinalizações, limites de velocidade e as leis de trânsito, respeitando sempre os condutores dos outros veículos.

Os limites de velocidade, por exemplo, indicam a velocidade segura para evitar acidentes e toda sinalização nas estradas é essencial e o seu respeito são essenciais para prevenção de acidentes e segurança de todos.

Alerta 3: dirija em condições adequadas

​Neblina ou chuva forte são situações que muitos já sabem que devem ser evitadas porque deixam a condução mais difícil, já que prejudicam a visibilidade e tornam a pista escorregadia. Portanto, ao perceber mal tempo e condições adversas na pista, a melhor opção é procurar um local seguro para estacionar e aguardar que o tempo melhore.

Além de condições climáticas e das estradas, o caminhoneiro precisa estar atento ao seu bem-estar e nunca dirigir ao perceber fadiga, sono, dores ou mal estar, depois de tomar medicamentos que reduzem a atenção, entre outros. Estar bem fisicamente e mentalmente garante ao motorista condições adequadas para dirigir pelas estradas sem prejuízos à sua saúde e a dos demais.

Alerta 4: mantenha o veículo em estado apropriado 

O motorista ou caminhoneiro que está sempre na estrada já sabe que manter o bom funcionamento do veículo é importantíssimo para que ele esteja preparado e responda aos seus comandos em momentos críticos. E para garantir que o caminhão esteja tinindo, faça as revisões no tempo previsto e fique de olho na integridade de itens como pneus, freio, suspensão e luzes de sinalização.

Manter a manutenção do veículo ou do caminhão em dia garante que, diante de um imprevisto ou uma manobra de emergência do motorista, o caminhão responda aos comandos do condutor de forma correta e sem falhas mecânicas.

Além disso, ter sempre a manutenção em dia ainda evita problemas mecânicos que podem colocar o condutor e outras pessoas em risco. Com o veículo e o caminhoneiro bem preparados, muitos incidentes podem ser evitados.

E para garantir essa segurança no trecho, já vimos que a manutenção dos caminhões é item chave. Por isso, conte com a nossa experiência de 30 anos com veículos pesados e o maior estoque de peças genuínas do Brasil. Quer saber mais? Passe numa filial ou siga a gente no Instagram.


Compartilhe:


comentários

Todos os campos são obrigatórios
veja também