Mecânicos de veículos pesados: invista em novas habilidades para ir mais longe na carreira

Ter bons mecânicos numa oficina mecânica de veículos pesados é um chamariz e tanto para atrair novos clientes. Afinal, a fama de um bom serviço pode chegar longe. Mas para manter o padrão de qualidade e a competitividade do negócio no mercado futuro, os gestores das oficinas do segmento terão que investir não apenas em capacitação técnica desses profissionais. 

Além de acompanhar a rápida evolução tecnológica de caminhões, ônibus e outros veículos a diesel, os mecânicos terão que desenvolver habilidades adicionais para atender aos anseios de um cliente cada vez mais exigente e cauteloso. Por isso, reunimos a seguir algumas competências, para ajudar os mecânicos a darem um salto na carreira e, consequentemente, melhorarem a credibilidade da oficina onde trabalham: 

 

#1 Mecânico também precisa atender bem

Todo mundo curte muito trocar ideia com o mecânico, para aprender mais sobre o seu veículo e entender como o problema apresentado será solucionado. E isso faz toda a diferença para fidelizar o cliente e garantir a preferência para reparos futuros e, inclusive, aumentar o valor agregado do serviço. 

Então fica a dica: cordialidade, educação, boa comunicação e paciência são habilidades bem-vindas para o mecânico atender bem e ser mais requisitado. Traduzir o jargão mecânico para a realidade do cliente, mostrar no próprio veículo o que precisa de manutenção e dar dicas para prolongar o resultado do conserto também conta pontos para o profissional.

 

#2 Proatividade também é diferencial

Um mecânico proativo aponta melhorias para o negócio, indica necessidades para agilizar a entrega dos serviços e está sempre atento às novas demandas de capacitação e treinamento para trabalhar com qualidade.

Por isso, o gestor da oficina deve não apenas incentivar a proatividade do mecânico, mas reconhecer aqueles que assumem o controle do próprio trabalho e dá sugestões de melhoria, enxergando possibilidades lá na frente. 

Veja mais: Como reduzir a rotatividade de funcionários na sua oficina mecânica?

 

#3 Certificações garantem credibilidade para o segmento

Muitas oficinas não exigem cursos e certificações para contratar um mecânico, mas no caso de veículos pesados, elas fazem muita diferença, especialmente para atender grandes empresas, como frotas. Nesse sentido, vale a pena buscar juntos às montadoras o conhecimento técnico necessário para atualizar a equipe sobre as mais recentes tecnologias desenvolvidas pela indústria.

É bom lembrar também que os motores diesel são complexos e exigem conhecimentos técnicos muito específicos. Aqui, vamos ressaltar três pontos que farão toda a diferença para o sucesso do mecânico no futuro: 

Estudar a fundo o Sistema de Redução Catalítica Seletiva (SCR) dos veículos a diesel. Basicamente, esse sistema modifica os gases do escapamento para poluírem menos o meio ambiente, ao mesmo tempo que melhora o desempenho do motor de um caminhão. O SCR funciona com a injeção de um líquido chamado Arla 32 e é monitorado por um sistema específico.

A manutenção desse sistema não é fácil e, por isso, é hora de preparar a equipe de mecânicos para essa necessidade, fazendo desse serviço um diferencial perante a concorrência. É possível encontrar manuais on-line, ferramentas de diagnóstico como multímetro, scanners e osciloscópios, ferramentas de soldagem para as placas, dentre outros. 

Entender as especificidades da unidade de controle eletrônico de motor a diesel (ECU). Quando essa tecnologia surgiu para todos as categorias de veículo, a falta de capacitação levava os mecânicos a recomendarem a substituição total do ECU em caso de problema. E se essa troca já não é tão barata para veículos comuns, imagine para caminhões e ônibus. 

Por isso, as oficinas mecânicas com especialistas nesse tipo de reparo tender a reter a preferência de grandes clientes. E aí é importante, inclusive, investir em aparato tecnológico para dar mais agilidade ao trabalho do mecânico, como sistemas de escaneamento. 

Formação de profissionais para que a manutenção preditiva se torne um serviço da oficina, especialmente para atender grandes frotas, que estão cada vez mais buscando soluções para economizar em manutenção corretiva dos caminhões.

Veja mais: Oficinas mecânicas: 6 soluções para aumentar a produtividade

Bom, iniciamos um assunto importante por aqui e queremos a sua opinião. Tem mais alguma habilidade que gostaria de acrescentar? Deixe nos comentários. 


Compartilhe:


comentários

Todos os campos são obrigatórios
veja também