Melhores práticas de gestão financeira para oficinas mecânicas

Ter conhecimento técnico é fundamental para o sucesso de uma oficina mecânica, ainda mais num segmento tão específico como o de veículos pesados. Mas a rentabilidade depende de outros fatores também muito importantes. Neste post, vamos focar na gestão financeira, afinal, sem controle sobre as entradas e saídas de dinheiro, não tem serviço bom o bastante para sustentar o negócio, não é mesmo?  

Separamos as principais práticas que todo dono de oficina mecânica deve seguir para ter controle total sobre a movimentação financeira e, com isso, garantir a rentabilidade do negócio, seja num mês ou a longo prazo. Pode ficar tranquilo, pois não tem nada muito complicado de ser aplicado. A regra aqui é aliar bom senso a praticidade no dia a dia. Vamos lá? 

1- Liste os gastos fixos da oficina

Esse é o ponto de partida para uma gestão financeira eficiente. O levantamento funciona como parâmetro para calcular o rendimento da oficina e guia para investimentos futuros, como ampliação da estrutura física, contratação de novos funcionários e marketing. O essencial é listar as despesas que se repetem todos os meses, como: 

  - folha de pagamento da equipe;

  - contas de aluguel, água, luz e telefone;

  - impostos;

  - manutenção de equipamentos;

  - renovação do estoque de peças. 

O valor total dos gastos fixos vai apontar o quanto a oficina precisa lucrar para não fechar o mês no vermelho, além de direcionar as projeções de lucros para os próximos meses. 

2- Informatize o fluxo de caixa

Levantamento de custos fixos feito? Agora é hora de criar um sistema para coletar, armazenar e categorizar todas as entradas e saídas financeiras da oficina, e isso vale para pequenas ou grandes quantias, custos fixos ou variáveis.

Nossa proposta é que você esqueça aquela mania de fazer o fluxo de caixa com papel e caneta, e informatize esse trabalho. O motivo é lógico: segurança, para saber exatamente para onde vai o dinheiro que entra e tomar as melhores decisões a partir dessa informação. 

No fluxo de caixa, categorize as informações, separando os dados financeiros por cada serviço oferecido, custo fixo e despesa variável. Aos somar separadamente os valores dessas variantes, é possível visualizar o rendimento de forma mais clara, além de entender quais serviços são mais lucrativos e as áreas que geram os maiores gastos. 

Parece difícil, mas a tecnologia é uma grande parceira nessas horas. O mercado dispõe de diversos sistemas de gestão financeira, que podem ser personalizados para cada segmento de negócio. Por isso, não pense duas vezes e faça esse investimento, pois vai deixar o fluxo de caixa muito mais ágil e confiável, especialmente se o responsável também está envolvido com outros processos da oficina. 

3- Organize o estoque de peças

Sabe aquela fama de que oficina mecânica é um local bagunçado? Se essa for a realidade do seu estoque de peças, você está perdendo dinheiro. As chances de ter itens parados há muito tempo e compras feitas de forma desnecessária são muito grandes nesse caso.  

Por isso, o jeito mais seguro de manter o estoque organizado é informatizá-lo. Faça o levantamento de tudo que está disponível por modelo e quantidade e coloque os dados numa planilha ou sistema on-line. Assim, fica mais fácil entender a rotatividade do estoque e, se for o caso, fazer compras em grande volume dos itens mais usados no atacado. Ou seja, é muito mais economia! 

Veja mais: Gestão de estoque de peças na sua oficina mecânica: como fazer?

4- O que nunca fazer 

A seguir, relacionamos três práticas que devem ser abolidas da gestão financeira de uma oficina: 

   - Não misture finanças pessoais com as da oficina. Isso acontece muito quando o dono também exerce a função de gestor financeiro. Se preciso, estabeleça um salário individual como dono e inclua essa despesa como fixa no fluxo de caixa. Mas não retire dinheiro diretamente das entradas, para não perder o controle sobre a real situação financeira do negócio.

  - Não insira valores previstos para recebimento. Essa regra é válida para pagamentos parcelados, valores de cartão de crédito e cheques pré-datados, que só devem entrar como saldo quando foram creditados de verdade. 

  - Não deixe para fazer o balanço financeiro só no fim do mês. Acompanhar a movimentação financeira deve ser uma tarefa diária, pois só assim é possível entender o rendimento do dia, antecipar problemas financeiros e pensar em estratégias para reverter prejuízos. 

Gostou das nossas dicas? Esperamos que sim. Lembrando que a JS Peças tem a maior variedade de peças para veículos a diesel e ainda vende no atacado. É mais economia para renovar o estoque da sua oficina. Fale com um de nossos consultores e saiba mais! 


Compartilhe:


comentários

Todos os campos são obrigatórios
veja também