Metodologia 5S: Organize o inventário de peças de reposição e veja as vantagens para a sua frota.

Por levar cargas pesadas ou passar bastante tempo na estrada, veículos pesados como caminhões e ônibus costumam sofrer um desgaste maior em suas peças e componentes, por isso um plano bem elaborado de manutenção de frotas é fundamental para prolongar a vida útil do veículo e preservar o investimento feito pela empresa.

Em qualquer tipo de operação, é preciso estar atento: a falta de organização e planejamento pode causar problemas, atrasos, falhas e desperdícios. Na gestão de frotas isso é especialmente importante. Por isso, cada vez mais empresas têm apostado na metodologia 5S, um conjunto de preceitos que tem por objetivo conferir mais segurança, produtividade e excelência no ambiente de trabalho.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, leia com atenção este artigo e saiba porque você, gestor de frotas, deve investir para alavancar os resultados da sua empresa.

O que é a metodologia 5S?

Primeiro, vamos viajar um pouco no tempo: fim da Segunda Guerra, temos o Japão em meio a um cenário de caos. Os recursos disponíveis para tentar se reerguer eram escassos, por isso o país optou por um planejamento onde não havia espaço para erros e perdas. É neste contexto que foi criada a metodologia 5S, tendo como pilares a qualidade, a produtividade e a eliminação dos desperdícios. Seu cerne é atingir a qualidade total.

Pensada inicialmente para a rotina das indústrias, no chão de fábrica, esse método logo se disseminou por empresas de diferentes portes e segmentos. Os 5 "S" que compõem seu nome estão ligados aos princípios que devem ser aplicados no dia a dia das empresas. Entenda, a seguir, o que significa cada um deles.

 

1. Seiri - Senso de Utilização

Nosso primeiro passo é avaliar o que é útil e o que deve ser eliminado. Ou seja, fazer uma classificação, um levantamento preciso das ferramentas, materiais e peças no inventário de reposição da sua frota, a fim de descartar o que não agrega mais valor ou o que não está funcionando a contento, apenas ocupando espaço.

Examine as peças no seu estoque e reflita sobre essas questões:

Qual o objetivo desta peça?

Quando esta peça foi usada pela última vez?

Com que frequência é usada?

Quem a usa?

Ela realmente precisa estar aqui?

Este princípio está relacionado à ideia base da metodologia 5S, a eliminação do desperdício e dos excessos. Desta forma, você otimiza ambientes e mantém só o primordial.

 

2. Seiton - Senso de Organização

Depois de classificar e selecionar as peças no estoque de reposição e os recursos da sua empresa, chega o momento de organizar tudo. 

Para que as peças do seu inventário fiquem todas em seu devido lugar, reflita sobre isso:

Quando as peças são usadas?

Quais peças são usadas com mais frequência?

Podemos agrupá-las por tipo?

Onde seria mais lógico colocar cada peça?

O que seria mais ergonômico para o trabalhador na hora de utilizar determinada peça?

A principal vantagem deste passo é melhorar a circulação nos ambientes em geral, bem como otimizar o tempo, o espaço e, assim, evitar retrabalho e gastos não planejados.

 

3. Seiso - Senso de Limpeza

A ideia de limpeza e higiene pode parecer básica, mas é de suma importância para a qualidade de vida no trabalho e para a saúde dos colaboradores. E agora vem um dado fundamental: os cuidados com a limpeza vão evitar que as suas peças de reposição sejam danificadas ou sofram avarias.

Mostre para os seus funcionários - principalmente os mais novos - onde os materiais de limpeza são armazenados e como fazer para limpar cada peça do seu inventário. No mais, o senso de limpeza é um alerta para as relações entre os funcionários, que devem ser transparentes, respeitosas e sempre em consonância com o espírito de colaboração.

 

4. Seiketsu - Senso de Padronização

As três primeiras etapas cuidam da ordenação e limpeza do ambiente e também da cultura da empresa, instaurando uma nova percepção sobre as relações e os recursos. Agora, no senso de padronização, é o momento de estabelecer rotinas e procedimentos que reflitam esses valores.

Nesta padronização, procure utilizar dicas visuais como sinais, etiquetas, pôsteres, fitas de marcação de piso e organizadores de ferramentas. Assim, você consegue fornecer instruções de forma clara e organizada, não sendo mais necessário instruir seus funcionários a cada momento.

 

5. Shitsuke - Senso de Disciplina

Por fim, o senso de disciplina aponta para o novo estilo de vida que será adotado na organização e que fará parte da sua cultura, estimulando, dessa forma, outros hábitos e condutas.

A ideia central é que cada colaborador internalize os valores da metodologia 5S, dispensando a necessidade de fiscalizações constantes. Você, gestor de frota, tem papel fundamental. Uma vez implementados os procedimentos padrão para o 5S na sua frota, você deve analisar o trabalho de manutenção desses procedimentos e atualizá-los quando julgar necessário.

 

Benefícios da aplicação do 5S à gestão de frotas

No longo prazo, o uso dessa metodologia no inventário de reposição de peças da sua frota permitirá à empresa reorganizar seus espaços físicos, seus processos de gestão, bem como a própria atitude dos seus colaboradores. Isso trará ganhos e vantagens como:

Redução de custos

Melhoria na qualidade do serviço

Aumento de produtividade

Maior satisfação dos colaboradores

Redução de acidentes

 

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