Novembro Azul: sua saúde é o seu motor

O Novembro Azul é um movimento nacional para conscientizar os homens sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata e a saúde como um todo. Nós, da JS Peças, estamos juntos nessa missão há anos e queremos continuar incentivando cada vez mais caminhoneiros a se cuidarem. Se até o seu bruto não funciona com a bateria descarregada, imagina você, né?

A gente sabe que a vida na estrada é bem agitada e que por isso, a saúde é muitas vezes deixada em segundo plano. Mas quando o assunto é câncer de próstata, tem mais um empecilho: o preconceito.

Veja mais: Novembro Azul: uma bandeira que todo caminhoneiro deve levantar

O fato do exame de toque retal ainda ser cercado de vários mitos e medos faz com que a doença, em muitos dos casos, não seja descoberta no início, o que dificulta o tratamento e a cura. Como consequência, o câncer de próstata é o segundo que mais mata homens no Brasil. Precisamos mudar essa rota!

E tem mais: de acordo com o Instituto Nacional do Câncer, menos de 1% dos caminhoneiros realizam o exame de prevenção. Esse descuido com a própria saúde, aliado ao estilo de vida sedentário e à alimentação ruim durante as longas viagens, contribuem diretamente para o aumento do risco do câncer de próstata e até de outras doenças crônicas. 

Veja mais: 5 problemas de saúde mais comuns entre caminhoneiros do que você imagina

Além disso, existem estudos que comprovam que os caminhoneiros, por passarem a maior parte do tempo dirigindo, têm quatro vezes mais chances de terem câncer de próstata do que outros profissionais. Você não vai querer fazer parte dessa estatística, não é mesmo?

Fique de olho nos sintomas

  • Vontade de urinar com mais frequência, principalmente a noite.

  • Necessidade de correr para o banheiro.

  • Dificuldade de começar a urinar.

  • Pouco fluxo de xixi.

  • Sensação de que a bexiga não esvazia completamente.

Mas lembre-se que: nem sempre os sintomas aparecem logo no início da doença e, por isso, é importante ir regularmente ao médico. Afinal, se você também faz revisões regulares no seu caminhão, por que com a sua saúde tem que ser diferente?

É hora de partir para ação! Visite o urologista periodicamente e continue cuidando do seu principal motor: a sua saúde.

Veja mais: 

Saúde na estrada: atitudes para ficar de olho!

NOVEMBRO AZUL: Mitos e Verdades sobre o câncer de próstata

Fonte: http://bit.ly/2KxRR3M


Compartilhe:


comentários

Todos os campos são obrigatórios
veja também