Oficinas mecânicas: 6 soluções para aumentar a produtividade

O sucesso de uma oficina mecânica está diretamente ligado à percepção do cliente sobre a qualidade do serviço prestado. Mas para garantir essa credibilidade, não basta investir na parte técnica do negócio. Manter a produtividade da equipe alta também é essencial para um bom atendimento, especialmente num ramo tão específico como o de veículos pesados, que garantem a rentabilidade de caminhoneiros autônomos e donos de frotas. 

Pensando nisso, elencamos seis soluções que devem ser colocadas em prática para ter uma oficina mecânica trabalhando a todo vapor, com clientela feliz e indicando seus serviços. Vamos lá? 

1- Estabeleça o tempo máximo de execução de cada serviço

Colocamos esse tópico para começar nossa conversa, pois ainda paira no mercado de oficinas mecânicas aquela conversa de que serviço bom é serviço demorado. Isso é um mito que atrapalha e muito a produtividade, pois na prática, nem sempre a qualidade depende diretamente do longo tempo de execução.

Por isso, o dono ou gestor da oficina precisa estabelecer procedimentos a serem seguidos para a realização de cada serviço, a fim de otimizar o tempo dos funcionários. Também é crucial abolir processos que atrasam o atendimento ao cliente e são desnecessários. 

E o mais importante: acompanhe tudo para ter certeza de que o trabalho esteja sendo feito dentro do tempo adequado e com a qualidade esperada. 

2- Organize as demandas

Como o tempo de cada serviço estabelecido, o próximo passo é organizar as demandas para que sejam entregues nos prazos, contabilizando os possíveis atrasos em entregas de peças, caso não tenha em estoque. Se houver atrasos, o cliente deve ser avisado imediatamente, para que isso não respingue sobre a credibilidade da oficina. 

3- Tenha uma equipe qualificada

As estratégias anteriores só serão efetivas se a equipe for devidamente preparada não apenas para realizar os serviços, mas para finalizá-los no prazo estipulado. Além de contratar profissionais qualificados, é bom criar um cronograma de capacitações, especialmente para os novos funcionários, que devem se inteirar sobre as normas da empresa e os procedimentos estabelecidos para melhorar a produtividade da oficina. 

4- Mantenha a organização do espaço físico

Além de ser um fator de segurança para a equipe, um espaço físico organizado agiliza a execução dos serviços. Mas entendemos que se trata de um trabalho de conscientização junto aos funcionários, que após o uso, devem ser responsáveis por limpar e devolver as ferramentas ao local especificado. Essa regrinha deve ficar clara para todos, ok? 

A distribuição do espaço também interfere na produtividade. Por isso, delimitar as áreas onde cada tipo de serviço é feito facilita a comunicação entre os responsáveis e melhora o ambiente de trabalho. 

Veja mais: Atendimento a frotas de caminhões: como organizar a sua oficina mecânica?

5- Invista em tecnologias para agilizar os processos

A produtividade dos mecânicos será diretamente afetada se a oficina utilizar tecnologias ultrapassadas ou incompatíveis com as necessidades dos veículos da atualidade. Além disso, equipamentos de última geração são um diferencial competitivo, agregando valor ao serviço e aumentando a confiança perante o cliente. 

Ter um sistema de gerenciamento para cadastrar clientes e fazer o controle dos serviços em andamento e da movimentação financeira aumenta a produtividade do dono ou gestor da oficina. Faça uma pesquisa de ferramentas e soluções que o mercado oferece para entender o que pode ser implantado na sua oficina!

6- Planeje ações para valorizar a equipe

É fato: uma equipe motivada vai produzir muito mais e entregar melhores resultados na operação. Por isso, tenha um planejamento de ações para manter a equipe engajada aos propósitos do seu negócio. 

Ações simples como estabelecer um tempo de descanso, oferecer café da manhã ou almoço por conta da oficina, ter incentivos para quem bater metas e programar folgas com antecedência são excelentes para valorizar os funcionários. Sem contar que retém talentos! 

Gostou das soluções que apresentamos? Esperamos que sejam bem aplicadas e melhorem a produtividade do seu time. Pode ter certeza: sua oficina vai ganhar muito! 


Compartilhe:


comentários

Todos os campos são obrigatórios
veja também