Planejamento Estratégico 2021: Um ano de sucesso começa por aqui.

Olhando no retrovisor, se a gente previsse 10% do que 2020 estava nos reservando, talvez nem fosse o caso de estarmos aqui falando em planejamento estratégico. Mas é justamente o contrário: exatamente por tudo de imprevisível que ocorreu este ano é que a sua oficina mecânica e a sua empresa transportadora devem pensar em todos os detalhes para que 2021 seja um ano sólido e com boas perspectivas de crescimento.

Você que administra sua oficina ou frota, sabe bem os desafios que encontra diariamente para manter tudo nos eixos. Nesse sentido, o planejamento estratégico é fundamental para evitar surpresas, traçar metas, estratégias para atingi-las e ter mais agilidade na tomada de decisões. Em segmentos cada vez mais competitivos, não há espaço para gestões amadoras.

Pé na tábua em 2021

Por isso, preparamos um conteúdo amplo e diverso para ajudar você a construir o seu planejamento estratégico, entrar de sola em 2021 e fazer dele um ano muito melhor do que este. Vamos juntos?

Por onde começar?

Neste momento você deve estar se perguntando: por onde começar? Quais fatores eu devo levar em consideração? Por que é tão importante fazer um planejamento estratégico? Que benefícios ele trará para a minha oficina ou minha frota? Bem, vamos começar com algumas dicas que vão guiar você a um planejamento completo e eficiente. Primeiro é preciso definir objetivos que devemos atingir por meio do planejamento.

1. Fidelizar clientes

Essa deve ser sua meta número 1: clientes fiéis que optam pelos seus serviços sempre que precisam é o desejo de qualquer empresa. Além de captar novos clientes, você deve planejar como fidelizar os que já têm em casa. O segredo é simples: pense da forma como o consumidor pensaria. Será que, ao procurar sua oficina, ele se sente seguro ao ver um ambiente desorganizado? Ao procurar sua transportadora, o cliente não se importa se sua empresa peca na agilidade?


Claro que não. Por isso, a organização dos departamentos internos deve ser uma
prioridade, para que todos os serviços sejam prestados da melhor maneira possível. De todo modo, lembre-se de alguns aspectos que ajudam a fidelizar clientes:

● Oferecer uma experiência de consumo positiva

● Antecipar-se às necessidades do cliente

● Empatia e personalização durante o atendimento e a venda

● Comunicação clara e objetiva

● Transparência e flexibilidade nas negociações

● Criar programas de fidelidade com benefícios e ofertas exclusivas

● Ter uma equipe bem treinada e focada na satisfação do cliente

● Criar um sentimento de comunidade e pertencimento

● Saber aceitar críticas e sugestões

2. Oferecer serviços e soluções de qualidade

Quando tudo o que acontece na sua oficina ou na gestão de sua frota é planejado, tudo funciona quase que no automático, como uma linha de produção. Dessa forma, fica mais fácil oferecer serviços e produtos de qualidade superior, pois a sua equipe já está treinada, capacitada e alinhada aos objetivos do negócio, sabendo executar suas tarefas com eficiência. Tudo gira em torno do planejamento.

3. Traçar planos de ação e cumprir metas

Quando pensamos com antecedência, somos capazes de prever, planejar e traçar planos de ação para atingir os objetivos. Por exemplo, se você pretende dobrar o faturamento da sua oficina mecânica, você precisa definir quais áreas da oficina têm capacidade de expandir o atendimento, que novos negócios podem ser criados. E tudo isso em metas claras e estratégias para alcançá-las.

Além disso, planejar é se preparar para o inesperado. Já pensou se de repente um de seus principais equipamentos estraga e te deixa na mão? Ou se você precisa trocar 3 caminhões de sua frota logo no primeiro trimestre? Qual a possibilidade de caixa, ou mesmo de crédito viável, você possui? Nesses casos, é sempre bom tentar prever o máximo de cenários possíveis e guardar uma reserva financeira. E claro, tudo previsto no planejamento.

Certo, mas como eu faço pra montar o meu planejamento estratégico? Agora que você já entendeu os objetivos do planejamento, vamos pensar em como montá-lo e colocá-lo em prática.

Faça a análise do seu negócio

É certo que você já leu ou ouviu falar milhares de vezes em Análise SWOT. E ela de fato é muito importante, sendo um verdadeiro raio-x do que a sua empresa é e do que ela pode vir a ser. Nela, você define suas FORÇAS, OPORTUNIDADES, FRAQUEZAS E AMEAÇAS. Basicamente, é analisar o ambiente interno, para descobrir forças e fraquezas do negócio, e o externo, para identificar oportunidades e ameaças do mercado. Vamos a um exemplo?

Força: uma frota de caminhões ampla e com poucos anos de uso.

Fraqueza: uma equipe de caminhoneiros não tão atualizados.

Oportunidade: novas tecnologias entrando no mercado, novos cursos de capacitação de

caminhoneiros.

Ameaça: surgimento constante de novos concorrentes nas minhas principais rotas.

Analise tudo com atenção e dedique tempo para isso. Coloque tudo o que vier à cabeça e

que você julgue relevante para a tomada de decisões no futuro próximo.

A hora certa para planejar o próximo ano

O fim do exercício social - período da elaboração das demonstrações contábeis, é a hora ideal para fazer o seu planejamento futuro. Com as informações obtidas através dos resultados e balanços patrimoniais, você tem nas mãos exatamente quais foram as despesas e receitas de sua oficina ou frota e, assim, identificar as melhorias que podem ser efetuadas, onde é possível cortar gastos, quais investimentos são viáveis e lucrativos.

Neste momento, o importante é definir metas que estejam dentro da sua realidade. Um erro comum que leva planejamentos ao fracasso é definir metas impossíveis de serem alcançadas. Portanto, defina objetivos claros e concretos.

Pense em como separar o capital para investir

O ideal é que o capital para investimentos seja provisionado previamente. Inclusive, é recomendável que sua empresa separe um valor todos os meses do ano para arcar com os custos de projetos contemplados no planejamento. Caso isso não seja feito, sua empresa pode se ver obrigada a abandonar investimentos importantes no meio do caminho, ou então ter que contrair dívidas, o que pode ser bastante arriscado para a saúde financeira do negócio, em tempos de incertezas.

Construa um plano de ação

De nada adianta definir metas palpáveis e não saber como chegar lá, não é mesmo? Nesse sentido, o plano de ação nada mais é do que um passo a passo até alcançar seus objetivos. Voltemos à meta de dobrar o faturamento de sua oficina: tendo como base a análise SWOT, o que você pode fazer para alcançar essa meta? Veja algumas situações-exemplos.

● Definir onde você pode cortar gastos

● Setores da empresa que podem receber investimentos em novos equipamentos

● Novos serviços

● Novas estratégias de marketing digital

● Capacitação dos colaboradores

● Entre outras

Outro ponto fundamental em um planejamento é definir sua visão no curto, médio e longo prazos. Pare, pense e defina: onde minha empresa pretende chegar e quais metas quero alcançar em 1, 5 e 10 anos? Com essas visões determinadas, é hora de arregaçar as mangas e centrar foco em cada um desses objetivos.

O planejamento é uma obra aberta. Revise.

Você chegou lá. Conseguiu fazer um planejamento claro e factível para que 2021 seja um ano positivo para sua oficina ou frota de caminhões. Agora não se esqueça de fazer revisões constantes nele, para identificar possíveis ações que não estejam dando certo, corrigindo-as a tempo. Faça revisões trimestrais ou semestrais. Dessa forma, você não perderá o controle e aumentará a eficiência do seu planejamento estratégico.

E aí, gostou do conteúdo? Já está ligando as turbinas pra começar a bolar o seu planejamento? Fique sempre atento ao nosso blog e veja em primeira mão os assuntos que vamos trazer a você, sempre na busca por auxiliá-lo na gestão de sua oficina ou frota.

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