As respostas parecem óbvias, mas o que a gente vê muito por aí é gestor de frota negligenciando a supervisão dos pneus, deixando veículos rodarem sem condições e, consequentemente, colocando em risco a segurança não somente dos condutores como da carga.
Quando um caminhão inicia uma viagem com um ou mais pneus carecas, o risco de acidentes triplica, já que a estabilidade do veículo diminui, bem como a aderência ao asfalto. Ou seja, prejuízo na certa. A seguir, listamos alguns motivos para não negligenciar a saúde dos pneus dos veículos da sua frota:
- Multa de trânsito: rodar com pneu careca é infração grave e rende 5 pontos na carteira e um gasto que foge do controle financeiro do frotista.
- Aquaplanagem: pneus carecas aumentam o risco de aquaplanagem e, consequentemente, leva a perda de controle do veículo. Com a falta de sulcos, o pneu não consegue expelir a camada de água para que o veículo fique estável na pista.
- Atolamento e derrapagem: dois transtornos diretamente ligados à saúde dos pneus. Uma simples curva ou freada brusca pode se tornar um problemão para o condutor devido à ausência de sulcos nos pneus carecas. Em trechos de chão, o pneu careca também aumenta os riscos de atolamento, causando avarias na carga e atrasos na entrega.
E vale lembrar que antes de partir para o trecho, todo veículo deve ser vistoriado, para checar a altura das bandas de rodagem em relação aos sulcos do pneu. Caso não estejam na mesma proporção, está na hora de trocar.
Como a manutenção preditiva pode ajudar na gestão de frota?
Ainda pouco difundida no mercado, a manutenção preditiva tem sido adotada cada vez mais por gestores que querem antecipar problemas mecânicos nos veículos de sua frota. Isso porque todas as decisões de manutenção poderão ser feitas a partir de análises prévias, realizadas com a ajuda de sistemas de monitoramento específicos para esse fim.
Para implementar um processo de manutenção preditiva em uma frota, o desafio é grande. É necessário aliar a aquisição desses equipamentos de avaliação à contratação de pessoal capacitado para entender a fundo cada componente do veículo. Afinal, o principal objetivo é prever o tempo de vida útil de peças e compartimentos, eliminando gastos desnecessários com manutenção preventiva e corretiva.
Para o frotista, a manutenção preditiva é uma mão na roda, já que garante os veículos rodando por mais tempo no trecho, reduz as porcentagens de paradas de emergência, aumenta a produtividade da frota e diminui os custos com manutenção corretiva.
Como funciona a manutenção preditiva?
A avaliação dos itens de um caminhão ou ônibus deve ser feita com ferramentas adequadas, capazes de fornecer dados valiosos para serem usados no presente ou futuro próximo. Soma-se a isso ter um profissional devidamente capacitado para realizar estudos específicos.
O programa de monitoramento, aliado a inspeções de desempenho, é colocado em prática a partir das seguintes análises ou estudos, que consideramos os principais da manutenção preditiva:
- Estudo de vibrações. Com a ajuda de um analisador de vibrações (há vários modelos disponíveis no mercado), é possível saber qual o estado de uma determinada peça, engrenagem ou válvula. Isso ajuda a prever problemas antes de uma viagem longa ou até se programar financeiramente para uma possível troca no futuro.
- Análise dos estados de superfície. Trata-se de uma etapa complementar do estudo de vibrações, onde será possível perceber se há desgastes ou anomalias capazes de afetar o funcionamento do motor futuramente.
- Análise estrutural. Etapa direcionada para verificar se o veículo será capaz de aguentar cargas e impactos durante uma viagem. Deve-se observar se a estrutura tem rachaduras, fissuras, trincamentos e vazamentos.
- Análise de óleos. Nessa etapa é que se previne grandes danos no motor e, consequentemente, prejuízo para o negócio. É hora de verificar se as partes hidráulica e mecânica do caminhão ou ônibus estão em perfeita ordem.
Como colocá-la em prática na sua frota?
O primeiro passo para que a sua frota realize a manutenção preditiva é o treinamento da equipe, que pode ser solicitado junto ao fabricante dos veículos, conforme os procedimentos de uso e manutenção padrões. A aquisição dos equipamentos também requer planejamento financeiro.
Ainda é preciso criar um plano do que deve ser verificado durante o diagnóstico. Para finalizar, crie métodos para guardar todas as informações coletadas durante a manutenção, seja por meio de relatórios ou com a ajuda de softwares de gestão de frota.
Viu como a manutenção preditiva pode melhorar os rendimentos da sua frota? E se ainda pintou alguma dúvida, deixe o seu comentário que estamos à disposição para respondê-lo.
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