Pós-pandemia: o que fazer para manter sua frota  competitiva e rentável?

Responsável pelo transporte de 65% de todas as mercadorias que circulam no Brasil, as frotas também têm enfrentado grandes desafios em decorrência da pandemia de Covid-19 - nos três primeiros meses de crise, a queda nos fretes foi de 45,17% segundo a Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística). 

Mas ainda tem muito chão pela frente, e ainda não dá para calcular todas as consequências da pandemia, que devem ser sentidas por toda a cadeia produtiva ao longo dos próximos anos. Num panorama de tantas incertezas, os gestores de frota, especialmente daquelas de pequeno e médio porte, terão papel fundamental para manter o negócio competitivo, retomando a lucratividade e crescimento a curto e longo prazos. 

Como fazer isso? Tentando se antecipar ao máximo com relação às novas tendências de consumo e comportamentos, e realizando mudanças estruturais para adequar a frota ao mercado futuro. Não é uma tarefa fácil, mas extremamente necessária de ser feita a partir de agora. 

A seguir, elencamos os principais pontos de atenção para que o gestor de frota esteja pronto para a nova dinâmica de negócios que está por vir: 

 

#1 Investimentos

Rever tudo que está sendo feito para definir em quais pontos dá para conter gastos é o primeiro passo para manter a frota rodando. Mas nem tudo que é categorizado como investimento pode sair da lista de prioridades. 

Pense com a gente: o que é essencial para melhorar a operação e vai ajudar a otimizar gastos no futuro? Investimentos assim devem ser priorizados, levando em consideração, é claro, a realidade financeira da empresa no momento.

Por outro lado, é preciso cautela em investimentos relacionados à expansão da frota, como novos serviços e cidades de atuação, especialmente por se tratar de uma manobra que vai exigir um grande aporte de recursos. 

Veja mais: 9 cuidados que a sua frota precisa ter para combater o novo Coronavírus

 

#2 Metas financeiras

Com uma gestão financeira bem estruturada, fica mais fácil não apenas cortar gastos para manter o fluxo de caixa no positivo, mas também reorganizar as novas metas financeiras para a frota. 

A verdade é que não dá para prever quando as coisas vão voltar ao normal, nem em quanto tempo a economia brasileira vai se recuperar. Por isso, nossa sugestão é que você crie três cenários para metas:

- um pessimista, com lucro mínimo;

- um ideal, com margem de lucro desejada; 

- um otimista, onde a margem supera as expectativas.

O importante agora é garantir um fluxo de caixa estável, organizar a frota para contenção de gastos e se antecipar ao máximo sobre de onde virão as principais fontes de receita. 

Veja mais: Reduza gastos da sua frota com uma gestão eficiente

 

#3 Relacionamento com a equipe

Não se sai de uma crise sozinho, não é mesmo? Por isso, fortalecer o relacionamento com os colaboradores vai ser essencial no cenário pós-pandemia. É preciso criar meios para assegurar uma produtividade alta de ponta a ponta na frota, com todo mundo trabalhando motivado para fazer a empresa seguir firme e forte daqui pra frente. 

Vale muito a pena estruturar um plano de carreira bem definido, para que todos tenham certeza de onde podem chegar dentro da estrutura da empresa. Também é importante investir em meios de comunicação interna cada vez mais assertivos, deixando as informações sempre às claras para todos. Mas o que vai fazer a real diferença no futuro é o engajamento dos colaboradores com o propósito da sua frota. 

E aí você deve estar se perguntando: será que a minha frota tem um propósito? Pode ter certeza que sim, e a gente vai te ajudar a descobrir no nosso e-book comemorativo de 30 anos da JS Peças. Lá, você entenderá não apenas a importância do propósito para o futuro das empresas logísticas, mas tudo que um gestor de frota precisa focar para preparar o negócio para os novos tempos. 

E aí, pronto pra ir ainda mais longe? Clique abaixo e vem com a gente!

 


Compartilhe:


comentários

Todos os campos são obrigatórios
veja também