Saiba mais sobre o scanner diesel | Parte 1

A revolução tecnológica não para (que bom!), e com ela chegaram os sistemas de injeção eletrônica também no universo diesel. Mais de um terço da frota de veículos pesados do país já utiliza esse sistema, e um bom mecânico precisa estar atento e capacitado para sempre atender com qualidade a esses clientes. Por isso, hoje vamos falar sobre o scanner diesel, uma ferramenta que oferece praticidade e precisão ao diagnosticar defeitos nos motores de injeção eletrônica, facilitando o seu trabalho. Então siga a leitura e saiba mais!

 

O que é e como funciona?

Se tratando e injeção eletrônica, já sabemos que o primeiro componente desse sistema é o módulo de controle ou ECU (Unidade de Controle do Motor). O ECU é responsável por manter o motor funcionando perfeitamente segundo as especificações da montadora, e com a ajuda de sensores, todo o comportamento do motor, como rotação, temperatura, pressão de ar, velocidade etc., é monitorado pelo ECU. Havendo mau funcionamento, o defeito é armazenado na memória do dispositivo. É aí que entra o scanner, por meio dessa ferramenta é possível acessar os dados dessa memória, o que otimiza tempo de serviço, já que pega a informação direta dos sensores e atuadores. Assim, qualquer defeito no sistema de injeção é detectado imediatamente, sendo também possível fazer manutenções no motor, nos sistemas elétricos e em outros componentes eletrônicos do veículo de forma rápida.

 

E quais informações podem ser obtidas com um scanner diesel?

 

Relatório de falhas

Graças a memória RAM que armazena todas as informações coletadas dos sensores e atuadores, quando conectamos o scanner diagnóstico, é possível extrair um relatório completo sobre as características da falha, determinando inclusive a periodicidade do defeito, sendo ele presente, passado ou intermitente.

 

Leitura dos sensores

Através das atualizações da leitura instantânea, o operador do scanner consegue, com exatidão, ter acesso aos valores reproduzidos. Essas informações sobre funcionamento do motor são passadas em tempo real, permitindo identificar onde há falhas com exatidão e naquele momento.

 

Testes de atuadores

Uma outra vantagem que podemos destacar é que o scanner consegue testar os atuadores do sistema. Ao comando do operador, a ECU manda um sinal para um determinado componente, e com esse movimento, é possível uma checagem prática de possíveis danos mecânicos nas peças do sistema.

 

Análises gráficas

Outra função do scanner diesel é transmitir os dados coletados por meio de gráficos. Assim, é possível um maior detalhamento quando você for passar o diagnóstico do veículo ao proprietário. Além disso, é possível conectar o scanner a um computador para, assim, poder ter ainda mais informatividade e precisão ao relacionar valores dispostos em uma linha do tempo para melhor visualização.

 

Estado de funcionamento

O scanner também é capaz de montar uma lista completa sobre o funcionamento de cada sensor e interruptor do sistema, indicando se estão ligados ou desligados e se estão inativos ou operando. Assim, é possível estabelecer o padrão correto de checagem da falha analisada.

 

Informações técnicas

Se você trabalha com muitas marcas de veículos, fica complicado gravar as informações técnicas de cada marca e modelo. Por isso, o scanner que mostra as informações técnicas de cada modelo de veículo, informando sobre as particularidades de cada marca.

 

Gostou do conteúdo até aqui? Então fique ligado que no próximo post voltaremos com a parte 2 sobre os scanners diesel. Até lá!

 


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