Sistema de arrefecimento do motor a diesel:  cuidados essenciais

Embora um motor a diesel seja concebido para aguentar temperaturas de até 100°C, ele pode aquecer e parar de funcionar. Esse é um dos pontos que exigem mais a atenção dos estradeiros, afinal, o superaquecimento do motor está entre os principais motivos para caminhões parados ao longo do trecho. Sem contar que a manutenção corretiva do motor não é nada barata, né? Para evitar essa dor de cabeça, vamos falar um pouco sobre os cuidados essenciais com o sistema de arrefecimento

É este sistema o responsável por resfriar o motor, garantindo que ele funcione na temperatura ideal e mantendo o desempenho do veículo. Ou seja, quando o arrefecimento não vai bem, as chances de superaquecer e até fundir o motor são muito grandes. 

Então bora repassar os principais cuidados que esses componentes precisam para manter o caminhão ou veículo a diesel rodando sem problemas: 


#1 Os componentes

O sistema de arrefecimento é composto pelas seguintes peças principais: 

- Radiador;
- Bomba d’água;
- Válvula termostática;
- Sensores de temperatura;
-Vaso expansor;
- Mangueiras. 

Todas elas precisam estar em pleno funcionamento para que o sistema consiga retirar o excesso de calor do motor, mantendo-o na temperatura ideal (entre 85ºC e 95ºC). Esse processo também se reflete em economia no consumo de combustível e também na cor da fumaça emitida pelo veículo - se estiver preta é sinal de alerta! 


#2 As principais causas de falhas

No topo da lista de motivos que podem ocasionar falhas no sistema de arrefecimento está a falta de manutenção preventiva. Por isso fique atento aos seguintes detalhes: 

- Sempre faça a checagem da água do radiador e do óleo do motor. Caso não tenha água circulando entre as engrenagens, o resfriamento simplesmente não acontece. Agora, se o nível de óleo estiver muito baixo, as peças do motor não recebem a lubrificação adequada, o que afeta o desempenho geral de todos os sistemas do veículo. 

- Atenção para a bomba d’água, componente fundamental para que a água+líquido de arrefecimento circule pelo motor. Caso esteja muito desgastada ou com rachaduras, é preciso fazer o reparo ou troca imediatamente. 

- Outro detalhe importante sobre o líquido de arrefecimento: é crucial fazer a troca dele no período recomendado pela montadora do veículo - em média, a cada dois anos - além de utilizar a proporção correta entre água e aditivo. Deixar de usá-lo também é falta grave para o desempenho do motor! 

- Furos nas mangueiras ou cabeçotes também prejudicam o sistema como um todo. É preciso ficar de olho na hora da revisão e realizar a troca antes de gerar problemas mais sérios. 

- O mau funcionamento da válvula termostática, que indica a temperatura correta do motor, também pode levar ao superaquecimento. Quando ocorre uma falha no termostato, o líquido arrefecedor circula continuamente só no motor, sem ser direcionado ao radiador para fazer a troca de calor. É dor de cabeça na certa! 

- O radiador também pode ser a fonte do problema quando há obstrução das aletas, impedindo ou reduzindo o fluxo de ar, e nas canaletas, que impedem ou reduzem o fluxo do líquido arrefecedor. Além disso, danos na tampa do radiador impossibilitam que o sistema atinja sua pressão especificada de trabalho, o que leva também ao superaquecimento.

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Um último detalhe, e não menos importante: o uso de peças paralelas na hora da manutenção também pode ser a fonte de falhas no sistema de arrefecimento e levar o motor a diesel a superaquecer e até fundir. Por isso, conte com a Rede JS Peças para garantir peças com garantia e procedência no mercado e produtos compatíveis com grande parte dos veículos a diesel disponíveis na frota brasileira. E o melhor: com atendimento consultiro e condições especiais de pagamento. 

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