Tudo o que você precisa saber sobre amortecedores de picapes

As picapes são veículos projetados para enfrentar todo e qualquer desafio na estrada, sejam terrenos acidentados, lamacentos ou trilhas rurais. E fazem tudo isso carregando cargas pesadas, hein! 

Para realizar todas essas façanhas, os modelos 4X4 são reforçados e até possuem componentes diferentes em relação aos veículos de passeio, como a coroa e o pinhão que estão no diferencial adicional, por isso a nomenclatura 4x4, por exemplo. Mas aqui nós iremos focar em tudo o que você precisa saber sobre os amortecedores de picapes. Segue a viagem!

Como funcionam os amortecedores nas picapes?

Em uma picape, os amortecedores têm a mesma função que em um carro convencional, que é absorver parte dos impactos causados pelas irregularidades do terreno e controlar a ação da mola. A diferença fica por conta dos componentes mais robustos e preparados para condições extremas. 

Os amortecedores também são fundamentais na segurança, frenagem e estabilidade do veículo, eles controlam o movimento do chassi e da suspensão.

Para o seu amortecedor rodar mais: confira alguns cuidados. 

As picapes são fortes e possuem uma mecânica robusta, mas é preciso ter alguns cuidados na hora de conduzir. Vamos aos principais: 

#1: Evite trancos e solavancos

Ao passar em um buraco ou desnível, diminua a velocidade. Além de evitar a quebra das peças, você reduz a possibilidade de acidentes. Também é recomendado trocar de marchas de forma mais suave. 

#2 Esteja atento ao peso máximo que pode ser transportado

Se a carga for mais pesada do que o recomendado no manual do carro, você vai forçar vários componentes, o que pode levar a problemas na suspensão e acelerar o desgaste e, por consequência, a troca dos amortecedores. 

E, atenção! Trafegar acima do peso também pode causar um desequilíbrio no veículo, levar a perda de direção e até mesmo a capotagens

Veja mais: 6 dicas para conservar sua picape a diesel

#3 Cuidado com a sujeira em excesso 

Para os adeptos do Off-Road, fica o recado: a sujeira prejudica partes importantes do veículo, em especial a suspensão, a tração e os amortecedores. Verifique sempre se entrou terra nas peças e, em caso afirmativo, a dica de ouro é lavar por fora e por baixo desses componentes.

Quando substituir o amortecedor?

Quando os amortecedores não estão atuando corretamente, a estabilidade, conforto e segurança ficam diretamente comprometidos. Os problemas com amortecedores levam a dificuldade no controle do veículo em curvas, freadas, pulos descontrolados das rodas e desgaste prematuro dos pneus e demais componentes da suspensão. E aí, se prepara que o conserto vai sair caro. 

Para saber quando substituir, fique atento a barulhos estranhos na hora de fazer curvas, frenagem e em trilhas. É imprescindível também fazer revisões periódicas para se antecipar a possíveis problemas. 

E se precisar trocar… 

Você já percebeu que os amortecedores são uma peça-chave para que sua picape rode perfeitamente, né? Por isso, é importante investir em marcas de qualidade, como a Cofap, que possui a mais completa linha de amortecedores do Brasil! E para adquirir, você já sabe, pode contar com a Rede JS Peças que entrega em todo o país e possui as melhores condições de pagamento. Faça seu orçamento on-line agora mesmo ou visite uma de nossas 23 filiais.

 


Compartilhe:


comentários

Todos os campos são obrigatórios
veja também