Tudo que você precisa saber sobre filtro sedimentador

Filtro sedimentador, filtro separador ou filtro separador de água, você deve conhecê-lo por algum desses nomes. Mas talvez você ainda não saiba todos os problemas que o mau funcionamento dessa peça pode causar ao seu caminhão, ônibus ou picape. Segue o texto que a gente te conta!

 

Mas antes, para que serve o filtro sedimentador?

Não custa relembrar que o filtro sedimentador separa partículas de água e sujeira contidas no diesel que possam vir a contaminar o motor. Parece simples, não é? Mas, se a água não for filtrada corretamente, ela pode causar sérios danos ao motor do seu veículo.

 

Os perigos da água no seu motor a diesel

A água destrói os componentes do motor de duas maneiras: primeiro, pela ferrugem, e segundo, quando se transforma em vapor. Como a água está continuamente condensando dentro do tanque de combustível, a forma de mantê-la longe é com o filtro sedimentador. 

A mistura da água com o óleo diesel pode causar:

 

- Oxidação das partes metálicas do sistema;

- Saturação prematura dos filtros;

- Alto consumo de combustível;

- Problemas de arranque;

- Desgaste na bomba de combustível;

- Danos aos bicos injetores;

- Perda de potência do motor;

- Alteração da lubricidade do diesel;

- Alteração na pressão do sistema;

- Maior frequência de manutenção.

 

Sinais de que você precisa trocar o seu filtro sedimentador

Deu para perceber a importância desse filtro, não é? É imprescindível que essa peça esteja em boas condições para realizar a sua função corretamente. Se o veículo apresentar algum dos sinais abaixo, pode ser a hora de realizar a troca por outro:

 

#1: Dificuldade na aceleração;

#2: Perda de potência nas partidas;

#3: Diminuição do desempenho;

#4: Aumento do consumo de combustível;

#5: Marcha lenta irregular;

#6: Lâmpada de advertência do veículo acesa.    

 

Mesmo sem nenhum desses fatores, é bom estar atento à periodicidade da troca do filtro sedimentador de acordo com as especificações do fabricante do motor, tendo como limite máximo para substituição a marca de 25 mil km rodados.

É imprescindível fazer a manutenção preventiva para evitar que ocorra qualquer problema em uma peça tão importante. E por falar em manutenção preventiva, a gente preparou um checklist com os principais itens para ficar de olho. No final, você ainda pode baixar uma planilha exclusiva para realizar o acompanhamento de cada manutenção e não deixar passar nenhum prazo.

 

Escolha o filtro separador adequado

Um filtro sedimentador adequado ajudará no desempenho e durabilidade do motor do seu veículo a diesel. Mas se precisar trocar, a gente resolve junto. 

Nas filiais da Rede JS Peças, você encontra a linha completa de filtros sedimentadores da Fleetguard, uma das marcas mais renomadas do mercado e campeã de vendas por aqui. Faça seu orçamento on-line agora mesmo ou visite uma de nossas 23 filiais.

 


Compartilhe:


comentários

Todos os campos são obrigatórios
veja também