Vai comprar um caminhão usado? Fique atento às dicas!

A gente sabe que quem está começando no ramo dos transportes de carga, ou pensa em trocar seu bruto por um modelo mais atual, encontrará algumas vantagens adquirindo um de segunda mão. Além dos preços mais baixos, é possível encontrar veículos bem conservados e excelentes condições de pagamento. 

Ficou curioso? Separamos aqui algumas dicas para você escolher um caminhão usado e usufruir de todas as suas vantagens. 

1  - Confira se houve manutenção preventiva
A manutenção preventiva é a troca antecipada das peças com sinais de desgastes e o cuidado constante dos fluidos e da lubrificação dos componentes. Para ter certeza se o caminhão está em bom estado e se as peças são compatíveis, leve o veículo ao seu mecânico de confiança. Ele com certeza vai te ajudar a não entrar num mau negócio. Depois de levar o caminhão pra casa, é essencial que você não precise fazer grandes reparos, para não ter gastos além do valor da compra. Ninguém quer gastar dinheiro atoa, não é mesmo? 

2 - Inspecione o veículo
Na hora de fechar a compra, a inspeção geral é tão importante quanto todos os outros critérios de avaliação. Analise a quilometragem, o estado geral do veículo, veja se ele possui chaves reservas e também o manual. O valor do caminhão escolhido precisa ser compatível com a situação em que ele se encontra, ao ano e ao modelo também. Todos os detalhes fazem a diferença, por isso é importante observar com cautela, viu? Nada de fechar negócio com pressa.

3 - Verifique toda a documentação
Especialmente em compras fora de concessionárias ou garagens renomadas, é sempre recomendado que a documentação do veículo seja conferida pelo comprador. Para ficar claro que não há nenhuma restrição com o veículo, como dívidas ou alienação, não se esqueça de verificar se a pessoa ou empresa que está vendendo é a mesma que consta como proprietária no documento do bruto. Caso as titularidades sejam diferentes, os trâmites para a transferência podem ser mais onerosos.

4 - Atenção às ferrugens!
Muitas vezes esse pequeno detalhe acaba passando despercebido e depois gera um grande problema. Verifique perto das borrachas, nas arestas inferiores da carroceria, na parte de baixo das portas e nas bordas das tampas do capô do motor e bagageiros. Caso tenha ferrugem, umidade ou água, significa que as borrachas estão com problemas de vedação ou que o veículo possui algum buraco no assoalho. Ter atenção aos detalhes no momento da compra é de extrema importância. 

5 -  Cuidado! Verifique a procedência do caminhão
Sempre que possível verifique quais os tipos de serviço realizados anteriormente pelo veículo, antes de ser colocado à venda. Essa pesquisa serve para que você tenha uma breve noção das condições em que o veículo se encontra e se ele está adequado para rodar com você por mais algum tempo. 

Agora que você já sabe por onde começar a escolher o seu caminhão usado, fique atento às nossas dicas e use-as para fazer uma boa compra. Não se esqueça de pesquisar os preços com cautela, olhar os detalhes da lataria, documentos e a procedência do caminhão, é claro. Tenha paciência para encontrar o seu veículo ideal, sem pressa.  

Se você tiver mais alguma sugestão para completar nossa lista, fique à vontade para compartilhar nos comentários!


Compartilhe:


comentários

Todos os campos são obrigatórios
veja também