WhatsApp além do básico: como usar o aplicativo para melhorar o atendimento da sua oficina.

Sabe o WhatsApp? É, o zap zap nosso de cada dia, o aplicativo de conversas mais usado pelos brasileiros e que só por aqui já tem em sua base 120 milhões de usuários ativos por mês. Você sabia que ele tem uma versão específica para empresa? 

Pois tem! Trata-se do WhatsApp Business, uma variação empresarial do aplicativo que você já conhece. Nele a interação com os seus clientes acontece de um jeito muito mais profissional e confiável. Diferente do app comum de uso pessoal, o WhatsApp Business permite a criação de atalhos, automatização de mensagens e muito mais. 

Mas calma! A gente te explica isso daqui a pouco. 

Além das funcionalidades da ferramenta, vale ressaltar dois pontos muito importantes sobre a sua utilização. De acordo com a pesquisa da TAKE, provedora de serviços para a plataforma, 93% dos usuários do WhatsApp acessam o aplicativo pelo menos 1x por dia e 73% deles estão dispostos a fazer negócios por essa rede social. Ou seja: o canal é promissor e a possibilidade de fechar negócio através dele é real! 

E agora que você já sabe da importância da ferramenta pro seu negócio, que tal aprender como usar o WhatsApp Business para melhorar o seu atendimento? 

1 - Atualize o perfil
A primeira coisa que o aplicativo irá sugerir é que você edite o seu “Perfil Comercial”. Aproveite para colocar informações que podem ser úteis aos seus clientes, como: 

- Descrição da sua oficina mecânica.
- Horários de funcionamento.
- Endereço de e-mail e site.

2 - Crie respostas automatizadas
Praticidade é tudo! O aplicativo possibilita salvar e reutilizar mensagens enviadas com frequência para responder a perguntas comuns de maneira rápida. Para cadastrar respostas rápidas acesse o menu de três pontos > Configurações > Configurações da Empresa. Lá você pode escolher entre editar três tipos de mensagens. 

- Mensagem de ausência
   Defina uma mensagem de ausência quando não for possível responder, assim os clientes vão saber que logo serão atendidos. 

- Mensagem de boas-vindas
   Você pode criar uma mensagem de boas-vindas para apresentar sua oficina aos clientes. 

- Respostas rápidas
   Mensagens com preços de produtos e serviços, formas de pagamento, etc. 

3 - Mantenha a organização criando etiquetas
Organize contatos e conversas com etiquetas para encontrá-los novamente com facilidade. Em cada conversa, abra o menu de três pontos e toque em "adicionar etiqueta à conversa". Escolha qual tag deseja usar e altere quando for necessário.
Por exemplo: de “pagamento pendente” para “pago” ou de “em negociação” para “serviço concluído”

4 -  Crie o seu catálogo de produtos e serviços
O WhatsApp oferece o recurso “Catálogo” e com ele você pode criar uma lista com os produtos e serviços da sua oficina. Prático, não? Cada item ganha um perfil próprio, com foto, preço e descrição. 

5 - Envie alertas sobre promoções e novidades 
Um jeito prático e assertivo de divulgar promoções e novidades é através do disparo de mensagens para a sua rede de contatos. Assim, você se conectará ao público com o qual já se relaciona e tem interesse nos serviços que a sua oficina mecânica oferece.

6 -  Invista no relacionamento com a sua base de clientes
O WhatsApp pode funcionar como uma plataforma inteligente de relacionamento com clientes ativos e inativos, que tem o potencial de aumentar o seu faturamento mensal. Organize sua base de clientes a partir do comportamento de compra e recompra e envie: 

- Mensagens personalizadas para fidelizar os novos clientes.
- Ofertas especiais para quem não adquire seus produtos e serviços há muito tempo.

EXTRA
7 - Compartilhe conteúdos e dicas interessantes
Você tem o sonho de ser o líder do segmento de oficinas mecânicas? Então é preciso se tornar uma autoridade no assunto. Só assim o seu público-alvo confiará em você e comprará o que você vende.
A JS Peças, por exemplo, tem uma lista de transmissão no WhatsApp por onde compartilha conteúdos exclusivos semanalmente. Quer receber nossas novidades? 

- Adicione o número (62) 3612-4247 nos seus contatos.
- Depois envie uma mensagem de WhatsApp demonstrando o seu interesse.

Atenção: mensagens de WhatsApp são práticas e menos invasivas do que ligações telefônicas, mas podem ser incômodas quando enviadas em excesso ou sem autorização prévia. Ou seja: muito cuidado para não invadir a privacidade dos seus clientes. Moderação, sempre!

E aí, ainda não está usando o WhatsApp Business?

Baixe agora mesmo no Google Play (Android) ou na Apple Store (IOS) e acompanhe a JS Peças no blog e redes sociais para não perder as próximas dicas para a sua oficina mecânica.


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