7 práticas para evitar tombamento de caminhões

Entre as principais causas de acidentes envolvendo caminhões, os tombamentos também são responsáveis por avarias na carga e no veículo, ou seja, prejuízos para o frotista ou caminhoneiro autônomo, sem contar no risco de vida para o motorista. Por isso, vale a pena entender a fundo por que um veículo pesado está mais suscetível a esse tipo de acidente e o que fazer no prática para evitá-lo. 

O primeiro passo é entender quando o tombamento ocorre e, para isso, vamos trazer um conceito importante da Física que você, estradeiro ou gestor de frota, precisa saber: a força gravitacional ou força G

  • Trata-se da unidade de medida que determina a aceleração lateral do caminhão;
  • Na prática, quando a força G se desloca para a lateral do caminhão, as mercadorias e o próprio motorista são automaticamente deslocados para esse lado. 
  • O que isso quer dizer? Se essa aceleração for capaz de levantar os pneus de um dos lados, o tombamento vai ocorrer. 
  • No trecho, a força G tende a se deslocar em curvas fechadas, rotatórias, alças de acesso e viadutos. Por isso, os 7 cuidados que apontaremos a seguir devem ser redobrados nesses casos. Vamos lá? 

1- Atenção para a velocidade máxima da via

Dirigir um veículo pesado em alta velocidade é uma imprudência sem precedentes e um dos maiores motivos de tombamentos, afinal, trata-se de uma prática totalmente contrária aos preceitos de direção defensiva (clique aqui para saber mais). 

Especialmente em curvas e nos outros trechos de risco que apontamentos anteriormente, o ideal é que manter a velocidade do bruto pelo menos 10 km/h abaixo do limite indicado para a via. Essa margem de segurança é importante estabilizar o veículo e não mudar o centro da força G. 

2- Evite o excesso de carga

Quando o caminhão está na estrada com o limite de carga acima do permitido, não é só a multa que chega, mas o tombamento também. Numa curva então, o veículo tem muito mais chances de perder o equilíbrio - ou deslocar a força G. Vale lembrar que carga em excesso também exige muito do motor, obrigando o motorista a acelerar mais o veículo para suportar o peso. 

3- Cargas vivas merecem cuidado especial

Caminhões carregando animais pelo trecho tendem a tombar se o limite de lotação for ultrapassado. É importante deixar mais do que o espaço suficiente para o transporte, afinal, cada movimento do animal (especialmente os de grande porte) pode desestabilizar o veículo. 

4- Cargas líquidas também!

Nesse caso, respeitar o nível máximo indicado para o tanque é crucial, pois caso a carga ocupe menos de 80% do espaço do tanque, o fluido tende a se chacoalhar mais e, consequentemente, as chances de desestabilizar o caminhão são maiores. 

5- Evite a amplificação traseira

Também conhecida como “efeito chicote”, é ocasionada pela trepidação na última carreta de um bitrem, treminhão ou rodotrem. É bom ficar de olho nisso, porque essas tremidas são um indício de que o veículo está correndo risco de tombamento. 

6- Cuidado redobrado em pistas escorregadias

Chuvas também aumentam os riscos de tombamento, por causa das derrapagens causadas pela água no asfalto ou a lama em excesso nas estradas de chão. Além de dirigir mais devagar, é importante verificar o estado dos pneus antes de seguir viagem. Pneus carecas provocam instabilidade do veículo em qualquer pista, imagina numa escorregadia. 

7- Deixe as distrações de lado

É fato: o uso do celular ao volante quadruplica os riscos de acidentes, segundo a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abranet). Agora pense nessa estatística aplicada a um caminhão, que já tem mais chance de tombar por ser alto e estreito. Melhor não vacilar, né? Deixe para chegar o WhatsApp ou atender a uma ligação somente com o veículo estacionado, e em local seguro. 

Viu? Ter uma viagem segura e sem tombamento não é difícil. Se tiver mais alguma sugestão para completar nossa lista, fique à vontade para compartilhar nos comentários!


Compartilhe:


comentários

Todos os campos são obrigatórios
veja também