Planejamento de rota: bom para o caminhão, melhor ainda para o seu negócio

Otimização. Essa é a palavra-chave para que uma empresa de logística se mantenha firme e forte em um mercado cada vez mais competitivo. Para muitos frotistas, o maior gargalo é planejar rotas que unam agilidade no transporte e menos custos com a operação. Um desafio grande, especialmente diante das condições preocupantes das rodovias brasileiras.

Um planejamento de rotas eficientes traz uma série de benefícios para o negócio, ao garantir uma visão ampla de todas as possibilidades para distribuir os fretes e garantir economia. Entre as vantagens, estão:

1- Economia de tempo. Isso porque o planejamento abrange um estudo apurado dos pontos de entrega e das rotas possíveis, levando o trânsito em consideração. Com essas informações em mão, é possível prever o trajeto mais rápido para realizar a entrega em segurança, tanto para a carga como para o motorista.

2- Economia de combustível. Rotas bem planejadas são a garantia de que o caminhão vai performar em toda a sua potência, ao evitar trechos onde a qualidade do asfalto não está 100%, que exigem mais do motor.

3- Economia com manutenção preditiva. Outra vantagem do planejamento de rotas que faz um bem danado para a saúde financeira de uma frota. Afinal, encontrar caminhos que unam agilidade e qualidade viária é fundamental para garantir a mobilidade do veículo e evitar avarias com a carga.

A pergunta que não quer calar: como fazer um planejamento de rotas que realmente seja eficiente para a sua frota? O gestor deve partir de três pontos principais:

  • A possibilidade de acontecer imprevistos no trajeto, sempre estabelecendo uma margem de erro para o frete, a fim de não gerar desgastes com o cliente. Isso é possível analisando o histórico de fretes anteriores e mantendo um diálogo amistoso com os motoristas, que sempre têm informações valiosas para passar sobre a situação do trecho.
  • As restrições do cliente, principalmente com relação aos horários de entrega do frete ou às exigências na ordem de recebimento. Isso evita desgastes ocasionados por devoluções e re-entregas.
  • O uso do sistema de rastreamento para comparar as frotas e fazer escolhas mais assertivas no futuro.

 Agora é colocar em prática. Não é um processo que se firma do dia para a noite, mas que vale a pena começar o quanto antes para colher os frutos o mais rápido possível. Seu negócio agradece!


Compartilhe:


comentários

Todos os campos são obrigatórios
veja também