Desde 2003, o mês de novembro ganhou a cor azul para lembrar a todos sobre a importância da prevenção do câncer de próstata, o segundo mais comum entre homens no Brasil. Por ano, são pelo menos 65 mil novos casos diagnosticados e uma vítima fatal a cada 36. Ou seja, não faltam motivos para que a sua oficina mecânica ou empresa logística abrace o Novembro Azul como causa, e desenvolva ações para incentivar os colaboradores a cuidarem com da saúde.
Por isso, separamos algumas sugestões para serem colocadas em prática para que a saúde preventiva seja rotina na sua empresa:
1- Distribua materiais informativos
Informação nunca é demais! Para evitar um grande volume de impressões e otimizar a comunicação com todos, aproveite as listas de transmissão e grupos de Whatsapp para falar sobre o câncer de próstata: o que é, os principais sintomas e as formas de prevenção. Você pode saber mais aqui no blog mesmo, clicando aqui e aqui.
2- Incentive os exames preventivos
Infelizmente, o exame de toque retal ainda é cercado de mitos e preconceitos, o que leva ao diagnóstico tardio do câncer de próstata, dificultando o tratamento e a cura.
Por isso, incentive os colaboradores da sua frota ou oficina mecânica a consultarem um médico com mais frequência, reforçando não apenas a prevenção ao câncer de próstata, mas como essa medida pode melhorar a produtividade como um todo e aumentar a longevidade.
#Dica 1: realize uma palestra com um especialista, para tirar dúvidas sobre o exame de toque retal e tratar o tema com mais segurança. Tem algum colaborador que venceu o câncer de próstata? Abra espaço para ele falar também.
#Dica 2: dê uma folga para consultas médicas, especialmente para o time de caminhoneiros e mecânicos, que costumam não ter uma flexibilidade de horários muito grande para ir ao médico. O incentivo é importante não apenas durante o mês, mas pode ser concedido pelo menos uma vez por semestre.
3- Brindes e decoração também são uma boa pedida
Camisetas, canecas e bottons funcionam bem como lembretes sobre a importância da prevenção. Outra ideia é decorar o ambiente de trabalho com elementos que remetam a cor tema do mês. Pode parecer simples, mas essas ações causam grande impacto e reforçam a luta contra o câncer de próstata. Vale o investimento para manter a equipe saudável e engajada ao Novembro Azul.
Mas o que a empresa ganha com isso?
Demonstrar cuidado e preocupação com o bem-estar dos colaboradores fortalece a cultura organizacional e interfere diretamente na diminuição da rotatividade da equipe. Além disso, pessoas que trabalham satisfeitas e felizes com o ambiente onde passam a maior parte do dia tendem a ter melhor performance e serem mais engajadas com as ações corporativas.
Veja mais: 5 problemas de saúde mais comuns entre caminhoneiros do que você imagina
comentários