Desastre Ambiental em Mariana - MG

No último dia 05 de novembro, na unidade industrial de Germano, a barragem de Fundão se rompeu causando uma enxurrada de lama que inundou várias casas no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, na Região Central de Minas Gerais.

As causas desse desastre social ainda estão sendo investigadas, porém, a Samarco, empresa responsável pela barragem, informou ter registrado dois pequenos tremores na área duas horas antes do rompimento. O distrito de Bento Rodrigues foi destruído e centenas de pessoas ficaram desabrigadas, a lama ainda alcançou outros distritos de Mariana.

Até domingo (15), sete mortos haviam sido identificados e 18 pessoas estavam desaparecidas. Especialistas consideram a principal vítima deste desastre o Rio Doce, sendo este o principal rio de Minas Gerais, pois, os mesmos já declaram que ele está oficialmente morto.

Em dados, sessenta bilhões de litros de rejeitos de mineração de ferro foram despejados ao longo de mais de 500 km na bacia do rio Doce, esta bacia é a quinta maior do país. Além desses metais pesados, a própria força da lama prejudicou a biodiversidade do rio para sempre.

As estruturas estão sendo monitoradas em tempo real, por meio de radares e inspeções diárias. Conforme a coletiva de impressa do dia 17/11 (terça-feira) as estruturas de barragem e de diques encontram-se estáveis. Todas as obras emergenciais para contenção e reforço, visam aumentar o fator de segurança e reduzir os riscos nas estruturas decorrentes do acidente.

A mineradora Samarco disse em nota que estão tomando todas as medidas preventivas com o objetivo de elevar os coeficientes de segurança das duas estruturas.

O rompimento da barragem foi em Mariana, mas muitas outras cidades de Minas Gerais e Espírito Santo já sofrem as consequências e estas cidades também precisam de nossa ajuda. As pessoas estão se mobilizando para realizar doações. As doações estão sendo feitas em dinheiro nas contas da Prefeitura de Mariana, para isso foi criado um conselho gestor com representantes de diversos setores para triagem das doações recebidas.

Os interessados em fazer doações poderão entrar em contato através do e-mail [email protected] ou através das contas:

Titular: Prefeitura de Mariana, através do CNPJ: 18.295.303/0001-44.

Banco do Brasil - Agência: 2279-9, Conta Corrente: 10.000-5.

Caixa Econômica - Agência: 1701, operação: 013, Conta Poupança: 100-2.

Bradesco - Agência: 2068-0, Conta corrente: 100000-4.

 

Para mais informações sobre doações acesse o site da Prefeitura de Mariana. O endereço de acesso é: http://prefeitura2014.pmmariana.com.br/

Vamos ser solidários. A solidariedade é contagiosa. Contagie e se deixe contagiar. Doe!

 


Compartilhe:


comentários

Todos os campos são obrigatórios
veja também