O que fazer para aumentar a segurança na sua oficina mecânica?

Num programa de videocassetadas, um escorregão pode até ser engraçado. No dia a dia de uma oficina mecânica de veículos pesados, não tem graça nenhuma. Para evitar esse tipo de dor de cabeça, as oficinas estão cada dia mais ligadas num aspecto fundamental para o bom funcionamento: a segurança.

A falta de ordem e higiene são as maiores causas de acidentes dentro de uma oficina. Pode notar: dificilmente você verá uma oficina organizada, mas suja; ou desorganizada, porém limpa. Limpeza e organização andam juntas em qualquer estabelecimento. Portanto, pensar em ambientes limpos e seguros é essencial para a qualidade do trabalho, dos serviços, da saúde dos funcionários e do bem-estar dos clientes.

Como evitar acidentes de trabalho?

O empenho em evitar acidentes de trabalho deve ser diário. Todos na oficina mecânica, do mais alto gestor ao mais simples mecânico, devem compreender a importância do assunto e se comprometer com melhores resultados. Pensando nisso, a gente separou algumas dicas pra você se orientar. Bora conferir?

1˚ passo: educar os profissionais da oficina

Os bons resultados começam pela educação dos mecânicos e demais profissionais. Veja como:

  • Estabeleça uma política de segurança: elabore uma cartilha aos colaboradores. Ela deve informar os equipamentos obrigatórios a cada função e posto de trabalho, além de esclarecer obrigações e deveres de cada membro da equipe. Uma cartilha pequena, objetiva e de linguagem simples, entregue a todos, principalmente aos novatos.

  • Ofereça treinamentos: o mais prático é contratar um instrutor externo para fazer essa capacitação. Em geral, o valor da hora-aula é bem acessível, mesmo para oficinas pequenas. 

  • Crie recompensas ligadas à segurança: monitore os profissionais que mais se comprometem com o tema e recompense-os. Isso cria um clima de confiança dentro da empresa. Pequenas coisas fazem diferença, como um dia de folga, um quadro de funcionário do mês, uma vaga exclusiva na garagem. Use a criatividade.

Mas, para obter sucesso nessa empreitada, você precisa de algumas ações práticas. Vamos a elas:

Faça uso dos Equipamentos de Proteção Individual - EPIs

O EPI é todo dispositivo ou produto de uso individual que tem como finalidade proteger o trabalhador dos riscos no dia a dia de trabalho. Esses equipamentos minimizam os riscos no ambiente, protegem a integridade física do indivíduo e promovem saúde e bem-estar. Numa oficina mecânica de veículos pesados, EPIs são imprescindíveis. Veja os principais:

  • Óculos de proteção: devem ser usados constantemente para proteger os olhos de impurezas e de qualquer contato com equipamentos, fagulhas ou limalhas.

  • Protetor auricular: assegura que a audição do trabalhador não será afetada pelos intensos ruídos de uma oficina.

  • Luvas e calçados de segurança: protegem a integridade dos pés e das mãos de seus profissionais.

  • Mangas, protetor facial e avental: devem ser usados em procedimentos de soldagem.

  • Respirador: tem seu uso obrigatório em oficinas que realizam a pintura de veículos.

Lembrando que todos estes EPIs devem ser disponibilizados pela oficina aos seus funcionários.

Organize as ferramentas e mantenha-as em lugar adequado

É fato que existem inúmeras ferramentas e equipamentos em uma oficina mecânica. E cada um desses itens, se não forem guardados de forma correta e mantidos em um local destinado para o seu armazenamento, podem virar causa de acidentes. 

Além disso, ferramentas bagunçadas na oficina podem danificar carros acidentalmente ou machucar algum funcionário. Por isso, o ideal é que possuam caixas específicas e locais próprios, demarcados para elas.

Estipule áreas de manobra e direções de circulação

Dependendo do tamanho de sua oficina, pode-se ter áreas grandes ou pequenas para dirigir os veículos e realizar manobras. Por isso, é importante determinar algumas regras, como:

  • Direções de circulação

  • Áreas de estacionamento

  • Áreas de manobra

Ao criar esse tipo de regras simples, você consegue evitar pequenas batidas, acidentes e até mesmo atropelamentos no interior da oficina. No entanto, é preciso que essas orientações sejam mostradas de forma clara em placas e sinalizações no chão. Afinal, não serão apenas seus mecânicos e funcionários que guiarão veículos lá dentro.

Tome cuidado com o armazenamento de materiais inflamáveis

Os incêndios podem ser mais comuns do que se imagina, e boa parte deles poderia ser evitada por cuidados simples. Reserve sempre um ambiente específico para armazenar os materiais inflamáveis, de acordo com as NRs (Normas Regulamentadoras). Além disso, nunca armazene inflamáveis em quantidades superiores a 50 litros.

Extintores ao alcance

Entre os padrões de segurança nas oficinas, o cuidado com a área de extintores, mangueiras e elementos de segurança contra incêndios deve ser priorizado. Este espaço deve ser mantido livre de obstáculos. Nenhum elemento de combate a incêndios deve ser utilizado como gancho para pendurar ou apoiar objetos. Além disso, toda a área deve estar sinalizada e acessível a qualquer pessoa.

Verifique constantemente as instalações elétricas

Muitos incêndios e acidentes em oficinas mecânicas são originários de uma má conservação das instalações elétricas. Portanto, é de extrema importância que você verifique periodicamente tomadas, fios e equipamentos elétricos. Além de evitar acidentes, isso garante a integridade de suas instalações e equipamentos, bem como elimina riscos de choques e descargas elétricas.

Tratamento de resíduos

Cuidados especiais também devem ser tomados com o tratamento de resíduos, para não prejudicar o meio ambiente, especialmente em oficinas onde são gerados resíduos de óleo, filtros de motor, restos de caixas de velocidade, fluidos de freio e direção hidráulica, entre outros. Armazene todos esses líquidos em tambores rotulados e bem fechados, de preferência em uma prateleira separada do chão, para evitar derramamentos acidentais.

Conheça princípios de ergonomia

Quando falamos de proteção e saúde no ambiente de trabalho, também estamos falando sobre ergonomia. Ela é o estudo que busca a melhor interação entre as pessoas, os espaços e os objetos. A ideia é garantir o máximo de conforto possível. 

Em ergonomia, um dos principais pontos é a postura adequada para trabalhar. Como a equipe de mecânicos opera com máquinas pesadas, é essencial ter equipamentos ergonômicos, como bancadas e cavaletes, para que o funcionário possa trabalhar sentado, sem sobrecarregar a coluna.

Finalizando

É isso. O conteúdo foi longo, mas era um tema da maior importância. Lembre-se que más condições de trabalho geram baixa produtividade e baixa qualidade nos seus processos internos. E vice-versa. Quando o ambiente consegue oferecer uma relação saudável, segura e organizada, as pessoas se sentem mais motivadas e, assim, produzem mais e melhor. 

Para manter sua oficina mecânica sempre em alto padrão, conte com a tradição e a confiança da Rede JS Peças, com o maior estoque de peças para veículos pesados e as melhores marcas do mercado. Seja qual for o desafio aí na sua empresa, a gente resolve junto.

 


Compartilhe:


comentários

Todos os campos são obrigatórios
veja também